Imagem capa - Por que ignorar o Algoritmo do Instagram pode prejudicar seu engajamento por Allison Nicacio
Marketing para fotógrafos

Por que ignorar o Algoritmo do Instagram pode prejudicar seu engajamento

Você  sente que o alcance das suas publicações no Instagram caíram? Isso pode  ser decorrente das mudanças que o algoritmo do Instagram vem sofrendo. É  sobre esse assunto que vamos te falar algumas estratégias para  contornar essa situação e aumentar seu engajamento.

Para  filtrar e direcionar melhor o conteúdo para os usuários, não só o  Instagram, mas como a maioria das redes sociais, criaram um algoritmo  para exibir publicações com base nos interesses e interações dos  usuários.

Porém, cada rede social usa  um critério específico para fazer esses direcionamentos. Com o tempo, o  algoritmo pode sofrer atualizações baseadas na rede social. Por esse  motivo, ficar atento às mudanças e nas otimizações que você deve fazer  no conteúdo postado é essencial.

Neste  post, vamos apresentar as características do algoritmo do Instagram e  como usá-lo para otimizar suas postagens e consequentemente aumentar seu  engajamento.


COMO FUNCIONA O ALGORITMO DO INSTAGRAM?


O  algoritmo do Instagram busca otimizar a experiência do usuário dentro  da rede social. Por isso, ele filtra as publicações para que elas  apareçam de acordo com seus interesses dentro do feed.

Esse filtro é feito com base em três variáveis: temporalidade, engajamento e relacionamento.

A  temporalidade está relacionada ao conteúdo mais atualizado que é  postado na rede. Desde 2016, o feed do Instagram não é mais organizado  em ordem cronológica. Mas, mesmo assim, o Instagram leva em consideração  as publicações mais recentes postadas no app.

O engajamento de  uma postagem é contabilizado através das interações que ela recebe, como  curtidas e comentários. O Instagram entrega sua publicação para 10% da  sua rede de amigos. Se a sua publicação tiver muitos comentários e  curtidas na primeira hora, a rede social se encarrega de entregar para  os 90% que restaram.

O relacionamento é calculado de acordo com as  suas interações com os demais perfis da rede social. Nesse caso, as  publicações que mais vão aparecer para você serão relacionadas aos  perfis que você mais comenta e curte.


COMO O ALGORITMO DO INSTAGRAM IMPACTA O ENGAJAMENTO NA REDE SOCIAL?


Considerada a segunda maior rede social do mundo, o Instagram anunciou em Novembro de 2017 que existem 800 milhões de perfis ativos por mês na rede social.

Para  as marcas, o Instagram se tornou uma forte aliado nas estratégias de  marketing digital. Mas, com as peculiaridades do algoritmo, fica mais  difícil entregar o conteúdo para os usuários.

O maior impacto  percebido pelas empresas foi o alcance das publicações que acabaram  diminuindo com o tempo. A partir disso, percebemos alguns pontos que  podem auxiliar as publicações a obterem maior alcance na rede social.

Mas,  além de aplicar as estratégias que vamos te mostrar aqui, você também  deve se preocupar com a relevância do seu conteúdo. Por isso, pense bem  para quem você vai postar e na qualidade do seu post.


COMO CONTORNAR O ALGORITMO DO INSTAGRAM


1. INCLUA INFORMAÇÕES RELEVANTES NO SEU PERFIL

A  primeira coisa que você deve dar atenção no seu Instagram é o perfil.  Isso porque, ele será a porta de entrada entre os usuários e a sua  marca. Por isso, deixar claro qual é o tipo de produto ou serviço você  possui, vai facilitar o entendimento sobre o seu negócio.

O  Instagram permite que você marque perfis e também inclua hashtags na  sua descrição. Por isso, pense em assuntos relacionados ao seu segmento,  porque elas também vão ajudar no SEO na hora que alguém procurar pelo  seu conteúdo.


2. TRANSFORME SEU PERFIL EM COMERCIAL

Com  as atualizações do algoritmo do Instagram, alguns rumores apontam que  transformar o seu perfil em comercial pode aumentar o seu alcance.

Mas,  essa não é a única vantagem de possuir um perfil comercial. Além disso,  você pode acompanhar as métricas da sua conta e otimizar as suas  publicações.



Por  meio das estatísticas apresentadas, você pode acompanhar os horários e  dias que os seus seguidores estão mais ativos e programar suas postagens  de acordo com esses dados.


3. QUALIDADE NAS PUBLICAÇÕES

Já  comentamos sobre a importância de postar um conteúdo relevante na rede  social. Por isso, estude seu público, pesquise referências e seja  autêntico.



Não  se esqueça que o Instagram é uma rede social com um apelo muito visual,  por isso, invista em fotos e vídeos que chamam a atenção e crie  legendas para que o usuário possa interagir com seu post.

Lembre-se  que o Instagram entrega o seu conteúdo primeiramente para 10% do seu  público, por isso, garantir engajamento na primeira hora pode fazer com  que seu post obtenha mais alcance.


4. PUBLICAÇÕES COM HASHTAGS ESPECÍFICAS E RELEVANTES

As  hashtags ajudam o seu perfil a ser encontrado dentro da rede social,  elas funcionam como uma tag que vai marcar o seu conteúdo naquele  determinado assunto.

No Instagram, é permitido o uso de até 30  hashtags por post. Porém, com as atualizações no algoritmo, percebe-se  que usar muitas hashtags pode classificar o seu conteúdo como “spam”.  Algumas pesquisas apontam que utilizar de 5 a 11 hashtags podem ajudar  na performance do seu post.

Além disso, é muito importante selecionar hashtags relevantes sobre o assunto que você está postando.

Outro  ponto que deve ser explorado, é pesquisar tendências entre os usuários,  até porque agora é possível seguir hashtags, o que torna ainda mais  indispensável o uso dessa função.

Sugerimos  que você também crie a sua própria hashtag. Assim, você poderá gerar  mais engajamento e visibilidade para a sua marca. Pense em formas de  incentivar o seu seguidor a utilizar a sua hashtag nas publicações.


5. USAR A GEOTAG

A  Geotag do Instagram possui a função de compartilhar em tempo real a sua  localização através das suas postagens. Com isso, torna-se muito mais  simples descobrir novos conteúdos e se envolver com pessoas de todos os  lugares.

A  Geotag coleta os dados da sua posição geográfica através do GPS do seu  dispositivo móvel ou de um computador conectado à internet, permitindo  que você possa atribuir uma localização à sua postagem ou criar a  localização do seu negócio.


6. INTERAJA COM OUTROS PERFIS

É  importante saber que aplicar todas as estratégias que citamos acima,  sentar e esperar as coisas acontecerem talvez não seja a melhor opção.

Se você busca novos comentários e likes nas suas fotos, você também precisa ser engajado com os outros usuários.

A  melhor forma de relacionar-se com outros usuários é buscar por perfis  que utilizam as mesmas hashtags que você. Assim, você também estará  atraindo uma audiência segmentada para o seu perfil.




Mais  do que ter engajamento com perfis aleatórios, também é importante  manter uma relação com os seus próprios consumidores. Por isso, pesquise  a hashtag da sua marca, busque através da tag de geolocalização as  pessoas que estiveram na sua loja, curta e comente nas fotos desses  usuários.

Acredita-se que o Instagram vem considerando comentários  pequenos como “adorei”, “legal”, “lindo” como sem relevância. Logo, não  contabilizam para o cálculo de engajamento da publicação. Para  contornar essa objeção, sugerimos que você faça comentários com mais de 3  palavras e crie legendas que realmente criem um diálogo com o seu  público.

Lembre-se de responder os comentários dos usuários em suas publicações. Esse ponto também vai aumentar o seu engajamento.


7. USAR O INSTAGRAM STORIES

Se  você ainda não investe na produção de conteúdos para o Instagram  Stories, você está deixando de atrair a atenção da sua audiência.



As  histórias mostradas por primeiro no feed, são as dos usuários que você  mais interage. Toda vez que você visualiza, encaminha para outro usuário  ou responde algum storie, a ação é contabilizada como uma interação no  seu perfil.


8. ANUNCIE

Atualmente, existem mais de 2 milhões de anunciantes no mundo inteiro usando o Instagram para compartilhar suas histórias e  gerar resultados comerciais. Com o aumento no investimento em  publicidade dentro do Instagram, as marcas perceberam que as campanhas  feitas através do Instagram trazem resultados.



Com  os anúncios do Instagram, você pode trabalhar uma segmentação avançada e  levar o seu público para alguma chamada para ação, já que, nas  publicações no Instagram, não é possível colocar links.

Os  anúncios do Instagram têm o potencial de aumentar a visibilidade e  reconhecimento da sua marca. Por isso, investir em anúncios também pode  trazer mais seguidores e alcance para o seu perfil.

Com essas  estratégias, você pode contornar o algoritmo do Instagram e aumentar seu  alcance e engajamento. Porém, sempre fique de olho nas atualizações e  também nas suas métricas para ver se as postagens estão trazendo  retorno.


CONTINUE NO BLOG:

Se você está concentrando seus esforços de marketing no Instagram, você já deve ter reparado que pensar no conteúdo, editar fotos, fazer agendamento entre outros, não é tão fácil assim. Não é mesmo?

Por isso, selecionamos 35 aplicativos para te ajudar na gestão e otimização do seu perfil dentro da rede social. Saiba mais aqui:

35 aplicativos para Instagram para potencializar a gestão do seu perfil


RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu  acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto  do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos  passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas,  na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se  aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais  avançado), recomendo que você entre em contato conosco aqui mesmo pelo nosso site, temos pacotes de Gestão em Redes Sociais que é totalmente funcional para vendas do seu negócio.


Gostou da super DICA ? Se "sim" ajude-nos a trazer mais conteúdos para vocês aqui em nosso Site deixando o seu comentário abaixo logando com o seu Facebook! 📸❤